Os 10 Benefícios da Berinjela Para Turbinar o Seu Emagrecimento e a Sua Saúde


 

berinjelaDizer que a berinjela é um vegetal ma-ra-vi-lho-so, ainda seria pouco. Só para começar, ela é um alimento detox, tem apenas 30 calorias para cada 100 gramas e é rica em água (92%). 

Ela é rica em fibras, carboidratos, proteínas, vitaminas A (que é antioxidante), vitamina B, C, vitamina K, ferro, fósforo, potássio, zinco, magnésio e cálcio. 

É na casca que se encontra a maior concentração de antioxidantes. 

Se você acha o gosto dela ruim, então além dos motivos citados acima, vou te dar mais 10 motivos para você começar a ama-la. 

Veja esta matéria com orientações da nutricionista Samantha Macedo:

Os 10 Benefícios da Berinjela

      1 – Emagrece

Só esse motivo já me faz ir correndo compra-la 😀 . 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou uma pesquisa com um grupo de mulheres que consumiam a farinha de berinjela e outro grupo que não consumia.

Verificou-se que o primeiro grupo emagreceu nada menos do que 6 kg em 14 dias! O segundo grupo emagreceu 3 kg neste mesmo período. 

O primeiro grupo também teve os níveis de colesterol total e triglicerídeos reduzidos.

A berinjela auxilia no funcionamento dos rins, tem um alto teor de fibras, o que provoca saciedade diminuindo a fome. 

       2 – Auxilia a função intestinal

O fato de ser rica em fibras, faz com que esse vegetal auxilie na função do intestino. Recomenda-se o uso de sua farinha associado, claro, ao consumo de muita água.

    3 – Diminui o risco de problemas de coração

A presença de flavonoides (que é a responsável pela cor arroxeada do vegetal) está sendo associado à diminuição de complicações cardíacas e o potássio contido na berinjela ajuda a controlar a pressão arterial e a evitar as cãibras. 

      4 – Reduz dores articulares

As dores articulares são provocadas pelo excesso de ácido úrico. 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que a farinha de berinjela ajuda a diminuir os níveis desse ácido.

      5 – Reduz o colesterol

A UNICAMP realizou uma pesquisa em coelhos e constatou que o suco de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol nestes animais. 

A farinha desse vegetal foi apresentada pela UFRJ como um grande aliado no controle do colesterol. 

      6 – Previne o Câncer

A berinjela tem propriedade anti-cancerosas por ser rica em tripsina. As suas fibras também ajudam na redução de câncer de cólon.

      7 – Ajuda a prevenir a má formação dos fetos 

Isso porque ela contém ácido fólico.

     8 – Ajuda a prevenir o envelhecimento

Tem poder antioxidante que ajudam a proteger a pele dos radicais livres e promove a saúde e a beleza da pele por causa da sua vitamina C.   

    9 – Excelente para o cérebro

Os antioxidantes e os fitonutrientes deste vegetal ajudam a proteger o cérebro contra os radicais livres. As vitaminas do complexo B ajudam na saúde do sistema nervoso.

    10 – Ajuda a combater o diabetes tipo 2

Sendo pobre em carboidratos e rica em fibras, ela também contém fenóis, que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue. 

berinjela

Bônus:

Como tirar o seu gostinho ruim

Basta deixa-la de molho na água morna por vinte minutos ou ainda polvilhar um pouco de sal nas rodelas, esperar dez minutos, enxaguar e secar com papel toalha. 

Farinha de berinjela

A nutricionista Paula Castilho, orienta que “a farinha de berinjela preserva as propriedades do vegetal, sendo mais indicada do que o suco e o seu consumo in natura.”

Ela pode ser consumida em suas receitas, nas sopas, iogurtes, sucos, etc. A recomendação é de duas colheres de sopa, duas vezes ao dia.

A consumo da berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol, com remédios, alerta a nutricionista.

Qual a quantidade certa de água que se deve tomar por dia?

Se você seguir o conselho que é muito divulgado quando se fala em saúde, de que se deve tomar cerca de 2 litros de água por dia, você não vai errar.

No entanto, existe uma linha de raciocínio de nutricionistas que defendem que a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa de acordo com o seu peso corporal.

Essa linha de raciocínio defende que o ideal é 35 ml de água para cada quilo de peso corporal.
Exemplo para a pessoa que tem 65 kg:
65 kg x 35 = 2.275 ml de água.

Eu já percebi que a água da berinjela com limão que tomo todos as manhãs tem me ajudado a ir ao banheiro com regularidade, mesmo naqueles dias em que não consumo outras fibras.

 

Super Dica: você quer ter resultados de 1 ano de academia em apenas 6 semanas?

peso ideal

Então faça o Treino Hitt Corpo D21.

Você sabia que o Treino Hiit é um poderoso aliado ao seu emagrecimento e que com apenas 6 semanas você consegue resultados de 1 ano de academia? Incrível, né? 

Conheça o Treino Hitt Corpo D21 aqui neste vídeo.

Captura de Tela (319)

O que você tem feito para se tornar ou permanecer Magra e Saudável?

Deixe nos comentários!

Beijos!  😀 

Você pode gostar...

Me Conte o Que Você Achou!